Como Ganhar Dinheiro com Desenho na Internet

Quem desenha geralmente tem o sonho de viver de desenho. Mas como é que se faz para ganhar dinheiro na internet? Essa é a grande pergunta que muita gente tem. Vou tentar responder essa pergunta aqui nesse post.

Como eu Comecei a Vender meus Desenhos

Eu me lembro que lá nos anos 90, com apenas 16 anos, eu lia quadrinhos e ficava imaginando como deveria ser bom trabalhar com desenho. Parecia algo tão distante da realidade, que eu nem pensava que seria possível. Nessa época eu já fazia meus cartuns, mas só por diversão.

Não mostrava para ninguém porque achava meu desenho ruim e era muito tímido. Um dia eu estava no meu quarto desenhando e meus irmãos estavam com um grupo de jovens de uma igreja ensaiando alguma música ou algo assim.

Um deles acabou abrindo a porta, me viu desenhando e disse: “Cara, você desenha muito bem! Nós vamos ter um festival de música em nossa igreja. Não tá afim fazer um desenho pro cartaz?” “Um cartaz”! Nunca ninguém havia me pedido um desenho pra esse tipo de uso antes.

Fiquei feliz da vida, aceitei e fiz. Na semana seguinte, fiquei todo orgulhoso ao ver meu desenho no cartaz, os convites sendo distribuídos e todo mundo elogiando a arte. E essa oportunidade só aconteceu por um motivo: alguém viu meus desenhos (mesmo sendo numa mesinha improvisada no meu quarto). Foi a primeira vez que a frase: “Quem não é visto, não é lembrado”, fez sentido para mim.

Abrindo os olhos para a Oportunidade

Uma igreja me pediu um desenho de um cartaz para um evento. Fiquei pensando: e se mais igrejas me pedissem cartazes também? ou se outras instituições e comércios também precisassem de arte e me contratassem para ilustrar?

Fiquei pensando em todas essa possibilidade e isso me despertou para a ideia de que um dia eu poderia largar meu emprego de repositor de estoque numa importadora de medicamentos ( que era muito chato ) para viver da minha arte, da minha paixão: o desenho.

E foi exatamente o que aconteceu. Através desse cartaz, uma pessoa que visitou a igreja e trabalhava numa editora viu meu desenho, me falou que havia uma vaga para ilustrador e me convidou para fazer um teste. Fiz o teste, passei. Foi meu primeiro emprego com desenho e ganhando 4 vezes mais do que eu ganhava no meu antigo emprego. Eu estava sendo BEM PAGO para desenhar. Não conseguia acreditar naquilo.

Ilustrando e Mostrando

De lá pra cá eu já fiz ilustrações para mais de 30 países. Trabalhei para as principais empresas e editoras do país e meu trabalho já foi publicado em revistas nos Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra, Japão, Turquia, Holanda e outros países. Já participei de um documentário da TV Australiana, falando sobre a arte Brasileira.

Fui convidado da Ilha de Caras algumas vezes para pintar celebridades. Viajei o Brasil e Exterior contratado para fazer exposições e participar de eventos.

E tudo isso consegui usando a mesma receita do primeiro desenho: deixando as pessoas verem meu trabalho. Divulgando. Mostrando!

Não foi fácil, mas consegui. E se eu consegui, você também consegue! Eu sei que você consegue por que nesse tempo também ajudei alguns amigos ensinando eles a desenhar e divulgar seus trabalhos. E hoje eles também se tornaram ilustradores profissionais com trabalhos não apenas para empresas brasileiras, mas também estrangeiras. Por isso sei que é possível para você também! Hoje está muito mais fácil ser visto.

Mas como ganhar dinheiro com desenho na internet?

A primeira coisa que você precisa, obviamente, é ter um desenho minimamente profissional. Não dá para entrar no mercado sem que você saiba desenhar com técnica. Se você ainda está inseguro com seu traço, sugiro dar uma olhada no meu treinamento de desenho. ( clique aqui ) .

A segunda coisa, é fazer o que  eu fiz e faço: divulgar bem o seu trabalho. Você pode fazer isso muito bem usando as redes sociais. Mas além disso, é super importante você ter um portfolio online dos seus desenhos.

Tenho um outro post no blog onde eu mostro alguns lugares que oferecem esse serviço de graça.

Passo a Passo:

  1.  Conheça o mercado em que você vai atuar. Existem vários nichos e cada um com suas próprias necessidades. Não adianta oferecer caricatura de casamento  para editora de livros infantis.
  2.  Crie um portfólio consistente com o mercado que você quer atuar.
  3. Crie perfis nas redes sociais exclusivos para mostrar seu trabalho: nada de foto de gatinho, comida ou selfie. Só seu trabalho.
  4. Deixe seus contatos bem evidentes e claros em todos os canais. Não adianta ser visto se não podem entrar em contato com você.
  5.  Publique muito. Os algorítimos tendem a mostrar mais quem é mais ativo. Então se alguém buscar por "ilustração realista" no instagram, o aplicativo vai mostrar quem mais posta sobre isso.
  6.  Tenha um blog e atualize sempre. Quem procurar pelo google vai te achar dessa forma.
  7.  Seja consistente. Publique sempre.

Com essas estratégias básicas e tendo um bom desenho você já conseguirá receber seus primeiros pedidos de orçamento.

Ebook "Mostre sua Arte - 7 Dicas fundamentais para Você Divulgar seus Desenhos e Atrair Clientes

Se você desejar se aprofundar nas técnicas de divulgação de desenho que eu uso para atrair clientes diariamente, tenho um ebook que irá te ajudar.

Nesse ebook mostro 7 estratégias que eu uso e me traz pelo menos 8 pedidos de orçamento por dia.

Se você deseja vender seus desenhos, esse é o primeiro passo.

Para saber mais clique aqui.

Espero que minha história possa te ajudar de alguma forma. Se tiver dúvidas sobre esse assunto, pode perguntar.

Basta comentar abaixo que te responderei. É isso. Abraços e Vamos Desenhar!

Espero ter ajudado. 🙂

 


 

Dirceu Veiga

Oi, meu nome é Dirceu Veiga e eu trabalho como Ilustrador profissional há 20 anos e já realizei projetos em
32 países, incluindo Estados Unidos, Japão, Itália, Espanha, Reino Unido e Brasil.
Já desenhei de tudo, de ícones à desenhos animados para grandes e pequenas empresas.
No SóDesenhar.com eu divido um pouco da experiência que acumulei em todo esse tempo.